Matrícula 2025

Visite a SED  App Minha Escola SP Transferência Materiais de Apoio Fale Conosco

 

 

Atenção!

 

 

 

Como Fazer?

 

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS PARA ESTUDANTES QUE JÁ ESTÃO MATRICULADOS NA REDE ESTADUAL
A partir de 14/08/2024
CONSULTA: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Index
*Utilizar a aba de 2025 para consulta.

 

 

INSCRIÇÃO DE INTENÇÃO DE TRANSFERÊNCIA PARA ESTUDANTES QUE JÁ ESTÃO MATRICULADOS NA REDE ESTADUAL
De 19/08 a 13/09/2024

  *A inscrição poderá ser feita (com ou sem alteração de endereço do aluno) diretamente nas Escolas, pelos responsáveis legais de todos os alunos que já estão matriculados na Rede Estadual de Ensino e pretendem/necessitam mudar de escola no ano letivo de 2025.

 

 

INSCRIÇÃO DE ALUNOS FORA DA REDE PÚBLICA
De 19/08 a 13/09/2024

  * A inscrição poderá ser feita diretamente nas Escolas, pelos responsáveis dos Estudantes que ainda não possuem vaga em Escola Pública e necessitam de uma vaga para o ano letivo de 2025.

 

 

CADASTRO PERMANENTE DAS INCRIÇÕES
A partir de 09/12/2024

  *Caso o estudante/responsável tenha perdido os prazos anteriores de inscrições, poderá realizar nova inscrição a partir desta data, diretamente nas Escolas. A inscrição feita nesta fase terá validade durante todo o ano letivo de 2025.

 

Quem já tem cadastro do responsável

Você, responsável que já tem cadastro na Secretaria Escolar Digital, pode realizar a atualização de seus dados cadastrais, do estudante nos canais:

Plataforma SED

 

Quem ainda não tem cadastro do responsável

Você que ainda não tem cadastro como responsável na Secretaria Escolar Digital, deverá ir até a escola estadual e solicitar na secretaria o cadastramento como responsável e efetivar a rematrícula.

Compareça diretamente na escola e apresente a ficha cadastral do responsável, e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) – De acordo com a Lei Nº 17.252/2020 (a falta da carteirinha não impossibilitará a matricula, porém deverá ser regularizada no máximo em 60 (sessenta) dias, pelo responsável).

Com a atualização cadastral você terá acesso aos aplicativos e poderá acompanhar informações como: carteirinha escolar digital, consulta cardápio do dia, calendário escolar, notas e faltas, boletim escolar bimestral e outras comunicações entre a escola e você.

O resultado de todas as matrículas, estarão disponíveis para consulta pública a partir do dia 19/08/2024 – na SED

 

Para estudantes matriculados em escola particular ou aqueles que não estejam estudando em 2024

Compareça diretamente em qualquer escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável, e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG ou certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (nos termos da Lei Nº 17.252/2020) ou realize a pré-inscrição Online clique aqui


Se você ainda não está matriculado na rede pública o período de inscrição é de: 19/08 a 13/09 ou a partir de 03/01/2025 e durante todo ano letivo 2024.
Você pode realizar a matricula de duas formas:
Inscrição Presencial
Inscrição On-line
Dúvidas? Veja aqui FAQ da Inscrição 

 

Transferência Escolar

 

Período de Inscrição: de 19/08/2024 a 13/09/2024 e a partir do início das aulas, no decorrer de todo ano 2024.

Inscrição de Movimentação de matrículas ativas, de alunos interessados (com ou sem alteração de endereço) que estejam dentro da rede pública de ensino em todo Estado de SP.

Os pais/responsáveis legais ou aluno maior de 18 anos, deverão registrar o pedido de Movimentação da transferência da matrícula, de forma:


ON-LINE:
(somente alunos que possuem responsável cadastrado na ficha do aluno):
Diretamente na plataforma SED, através do perfil do Responsável.

Obs. Alunos que desejam sair da rede municipal ou que desejam vaga para rede municipal (EMEIEF), não tem esta opção de liberada na SED, devendo comparecer presencialmente na escola pública.


PRESENCIAL:
diretamente na escola pública (Estadual/Municipal):
Formalizar a solicitação da transferência (por mudança de endereço) ou intenção de transferência (escola pretendida);

Caberá à escola, obrigatoriamente, proceder à entrega, ao estudante/candidato ou a seus responsáveis, do comprovante de inscrição, por Transferência e por Intenção de Transferência da matrícula, por meio de correspondência digital.


Veja abaixo como proceder:

 

Quem já tem cadastro do responsável

Você, responsável que já tem cadastro na SED – Secretária Escolar Digital (realizado pela unidade escolar da rede pública, em que o aluno encontrava-se matriculado), pode realizar a inscrição de movimentação On-line na plataforma SED:

Tutorial – Inscrição Transferência Escolar On-line, clique aqui

 

Quem ainda não tem cadastro do responsável

Os pais/responsáveis legais ou aluno maior de 18 anos, podem realizar a inscrição de Deslocamento/Transferência Escolar presencialmente em escola pública de interesse (Estadual/Municipal), formalizando a solicitação da transferência (por mudança de endereço) ou intenção de transferência (escola pretendida);

Compareça diretamente na escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável (clique aqui), e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) – De acordo com a Lei Nº 17.252/2020 (a falta da carteirinha não impossibilitará a matricula, porém deverá ser regularizada no máximo em 60 (sessenta) dias, pelo responsável).

 

Inscrição de Intenção de Transferência
Motivo: Interesse do Aluno
 

 

O Aluno deve permanecer frequentando a escola de origem, aguardando a disponibilidade automática de vagas na escola desejada no decorrer do ano letivo de 2024.

Para mais informações, clique aqui

 

Inscrição de Intenção de Transferência
Motivo: Mudança de Endereço

 

Encaminhado automaticamente para qualquer escola pública onde houver disponibilidade de vagas, com base no endereço residencial, na área de abrangência regional.

Para mais informações, clique aqui 

 

ATENÇÃO

Aluno que apresentar 15 dias de faltas consecutivas sem justificativas (por escrito) na escola de origem, ficará a partir de 16ºdia evadido com abandono de estudos e qualquer inscrição pendente, será excluída automaticamente do sistema, sendo necessário realizar “Inscrição Fora da Rede Pública”.

 

Fiz Inscrição de Intenção de Transferência
(Motivo: interesse do aluno), e foi atendido no decorrer do ano letivo, mas me arrependi, o que fazer?

O responsável ou o próprio estudante (se maior de 18 anos), quando realiza a inscrição por Intenção de Transferência na escola desejada, manifesta o interesse de transferência no decorrer do ano letivo para o sistema SED, que poderá ser atendido a qualquer momento, mediante a disponibilidade de vagas.

Após atendimento da vaga (por meio da compatibilização automática), o sistema único no Estado de SP, não permite a “exclusão da transferência” independente dos motivos pessoais/familiares apresentados, pois houve a manifestação do interessado em ser transferido para outra escola. Caso ocorra, deve-se realizar uma nova Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno) na escola desejada para retorno, e aguardar a disponibilidade de vaga no decorrer do ano letivo.

Lembre-se: Em caso de desistência em transferir-se para outra unidade escolar, deve-se solicitar a exclusão da inscrição, na Secretaria da escola desejada, ANTES da compatibilização automática. O Pai/Responsável, não pode alegar desconhecimento, visto que as orientações estão expostas em todas as escolas da rede pública.

 

Como solicitar a troca de horário/período?

Ressalta-se que nos termos das legislações vigentes, o Poder Público Estadual na sua obrigação e competência assegura uma vaga na rede pública, mas não há nenhum amparo legal na escolha ou garantia de período de ensino.

Sendo assim, o responsável ou o próprio estudante (se maior de 18 anos), deve entrar em contato com a Secretaria da Unidade Escolar em que encontra-se matriculado e verificar a possibilidade da troca de horário/período (Ex: do período da tarde para o período da manhã) diretamente na própria escola. Somente o gestor escolar, possui autonomia na realização da troca de horário, mediante “troca casada com outro aluno” desde que possua vaga disponível no horário desejado.

Caso não tenha vaga disponível no horário desejado, e o interessado não deseja aguardar, poderá pleitear a transferência para outra escola, através da Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno)

 

 

Dúvidas Frequentes

 

CLIQUE AQUI

 

Materiais de Apoio

 

 Carteirinha Escolar Digital

 

Tutorial – Rematrícula SED (Responsável)

 

Tutorial – Escolha de IF

 

Tutorial – E-mail Institucional do Aluno