Novotec

Para conhecer os cursos oferecidos, clique aqui

 

Página exclusiva do programa, clique aqui

 

O QUE É

O programa Novotec chegou trazendo opções de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitas aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais paulistas. Oferecidos por instituições de referência, como as ETECs e FATECs do Centro Paula Souza, os cursos têm conteúdo conectado com demandas do mundo do trabalho e da vida fora da escola .

Visando atender as necessidades do mercado e complementar a formação das modalidades regulares do Novotec, também oferecemos cursos com parceiros, confira as parcerias aqui.

Prepare-se para o futuro com o Novotec. Saiba mais no vídeo:

NOVOTEC ESTÁGIO

Estudante, você quer dar os primeiros passos em sua carreira, mas não sabe por onde começar?

O Novotec quer te apoiar e por isso surgiu o Novotec Estágio!

O programa tem por objetivo proporcionar oportunidades de aprendizado e prática profissional, por meio de estágio remunerado, aos estudantes do sistema da rede estadual de ensino de São Paulo.

Para estar apto a concorrer por uma vaga de estágio, o aluno deve estar realizando um curso Novotec das modalidades Novotec Expresso ou Integrado. Alunos do Centro Paula Souza, que realizam cursos de qualificação técnica ou profissional de curta duração também estão aptos.

Fique ligado nas oportunidades!

Desemprego acima da média nacional

Desemprego entre jovens de 18 a 24 anos está em 27% no estado de São Paulo, acima da média nacional, que é de 25%. Em Santa Catarina é 12%, no Rio Grande do Sul 16% e no Mato Grosso do Sul 17%.

Baixo acesso a ensino profissionalizante

Apenas 8% dos jovens do ensino médio da rede estadual têm acesso ao ensino profissionalizante público. Contando a oferta privada, o percentual chega a 13%. Mas a cobertura na Colômbia é 26%, no Chile 28%, em Portugal e na China passa de 40% e na Finlândia chega a 71%.

Desconexão da sala de aula com a vida lá fora

Em pesquisa com estudantes da rede estadual de educação, 39% dos jovens entre 15 e 17 anos afirmam que o foco da escola precisa ser “preparar para o mercado de trabalho”. Essa foi a opção mais votada entre as 6 disponíveis, incluindo “preparar para o Enem”.