Conviva

Lançado em Novembro de 2019, o Conviva SP tem como objetivo melhorar o ambiente de cada unidade escolar, aprimorando o clima escolar e a convivência entre professor, alunos e diretores. “Com este programa, esperamos garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos alunos”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

 

PLANEJAMENTO
Acolhimento
Atividades
Comentadas

 

DOCUMENTOS E FORMAÇÕES CONVIVA

Para nossa organização, segue o link do drive onde compartilhamos nossas formações, reuniões e trocas:

https://drive.google.com/drive/folders/1NM8rSnqfFN2EN_coxREi_b0GCCPRsH85?usp=sharing

 

PSICÓLOGOS NA EDUCAÇÃO: INSTRUÇÕES DE ACESSO E AGENDAMENTO

O programa “Psicólogos na Educação”, está presente nas 5,1 mil escolas estaduais de todos os 645 municípios do estado. Um total de mil psicólogos estão à disposição para atendimento a alunos, professores e demais profissionais da rede estadual de Educação.

Cada escola terá à disposição entre 2 e 20 horas semanais de atendimento com um psicólogo, dependendo da demanda de cada local.

A definição da carga horária levará em conta fatores como o número de alunos, de turnos e de ocorrências registradas em cada escola. Os atendimentos são feitos por meio de vídeo chamadas e o agendamento é realizado por diretores, vice-diretores e professores coordenadores, na Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/).

Para saber mais sobre o acesse e agendamento, clique aqui neste link 

 

ALINHAMENTO

Orientações sobre as ações: Ampliação dos POCs; Psicólogos na Educação; Conexão solidária;  Convivência e clima escolar; Equipes Conviva; Acolhimento Emocional; PLACON;
Escola mais segura; Saúde mental e bem estar; Rede protetiva; Grêmio escolar. 

Veja a reunião do alinhamento, clique aqui

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS –  é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.

Confira o endereço do CRAS
 mais próximo de sua Unidade Escolar: clique aqui

 

RELATÓRIO DIAGNÓSTICO SOCIOEMCIONAL

Abaixo segue o resultado do nosso questionário diagnóstico. Agradecemos imensamente a todos que participaram e responderam, bem como enviaram suas sugestões. Foram lidas as sugestões, uma a uma. O resultado ficou muito rico e agora todos temos à disposição um panorama da nossa rede no que concerne à saúde mental e do que precisamos para a promoção de bem-estar. Abaixo, segue o vídeo com a explicação de cada um dos itens para que vocês possam assistir, e enviamos também o texto do relatório, que acredito ser de grande importância para o conhecimento do grupo gestor: https://youtu.be/Xndni3TcM5I

VEJA O RELATÓRIO DA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTO ANDRÉ, CLIQUE AQUI

 

PLACON – TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO

Entre outras ações, o programa visa identificar a vulnerabilidade de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE). Ao garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, a SEDUC espera elevar os índices de aprendizagem dos alunos.

“É fundamental entendermos como se dão as relações humanas em cada escola e criar políticas que possam servir de apoio para aquela unidade”, pontua Anderson Rosa, da UNIFESP. A pesquisa que serviu de apoio ao Conviva SP teve suporte da Fapesp e da Fundação Lemann.

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO, CLIQUE AQUI