Mais Alfabetização

 

Programa Mais Alfabetização

Cadastro de Assistentes de Alfabetização

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria MEC nº 4/ 2018 visa fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

No Programa Mais Alfabetização, todo professor regente contará com o apoio de um “Assistente de Alfabetização” para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Haverá apoio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos específicos para a contratação desses assistentes e para a realização de atividades voltadas para as turmas de primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

Este programa irá cadastrar os “Assistentes de Alfabetização” (voluntário, conforme dispõe Lei 9.608/ 88) para atuar segundo preceitos constantes na Resolução MEC nº 7, de 22 de março de 2018, a saber:

“Os Assistentes de Alfabetização serão responsáveis pela realização das atividades de acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador, conforme orientações da secretaria de educação e com o apoio da gestão escolar, e pelo apoio na realização de atividades, com vistas a garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes regularmente matriculados no 1º ano e 2º ano do ensino fundamental”.

As escolas contempladas ofertam carga horária de 5 horas semanais (o horário para atuação do voluntário varia de acordo com a disponibilidade ofertada por cada escola), sendo que o ressarcimento aos Assistentes de Alfabetização (para despesas de transporte e alimentação) é de R$ 150,00/ mês.

Para se cadastrar, escolha uma das escolas constantes na lista.

Importante: cada voluntário poderá atuar com até 8 (oito) turmas.

Perfil dos voluntários que poderão atuar como Assistentes de Alfabetização:

-Professor de Educação Básica I, que atue na própria escola ou outra, independente da categoria em que se enquadre;

-Professor Alfabetizador aposentado;

-Estudante do último ano dos cursos de Pedagogia ou Letras.

Endereço das Escolas

Formulário para o Assistente de Alfabetização

RESOLUÇÃO No 7, DE 22 DE MARÇO DE 2018 – Diário Oficial da União – Imprensa Nacional